22 de maio de 2018
Testei o treino da plataforma Queima Diária, que promete continuar queimando gordura por até 48 horas após o exercício

Carol Borba, criadora do Power HIIT

Conheço muita gente com mais de 40, indo para os 50, que faz academia. Mas a reclamação em relação às gordurinhas, que insistem em se acumular na barriga, flancos, coxas e glúteos, também é comum. O pessoal sua a camisa fazendo 50, 60 minutos de esteira ou bicicleta e não perde um grama sequer. Onde está o problema? O corpo se adapta ao exercício constante.

Uma saída é optar pelo treino HIIT ( sigla em inglês para High-intensity interval training ou Treino Intervalado de Alta Intensidade). Basicamente o treino faz 45 a 50 segundos de exercícios de alta intensidade com 10 a 15 segundos de descanso. Nas academias, os treinos duram em média 30 minutos. Mais do que isso fica difícil acompanhar. E o corpo continua queimando caloria até 48 horas após o término do treino.

Eu faço na minha academia – lá se chama HIIT Burn – duas a três vezes na semana e já percebi melhora no condicionamento e uma folguinha na roupa.

Power HIIT em casa

Mas dá para fazer o treino HIIT sem sair de casa, em 12 minutos, com a promessa de eliminar gordura e dar mais condicionamento por meio de exercícios aeróbicos intensos. O treino é o Power HIIT, desenvolvido pela plataforma fitness Queima Diária, em parceria com a musa fitness Carol Borba, que faz sucesso em seu canal de YouTube e arrasa com a barriga tanquinho.

O Power HIIT tem 12 aulas em vídeo, com tempos de no máximo 12 minutos, que podem ser acompanhadas em casa ou onde a aluna desejar (computador, celular ou tablet). O programa deve ser concluído em dois meses.  No primeiro mês, as alunas devem realizar as aulas de 1 a 6 de segunda a sábado. No segundo mês, passam para as aulas de 6 a 12, com a mesma frequência de seis dias na semana.

Musa fitness Carol Borba desenvolveu o Power HIIT

“Eu testei o Power HIIT em casa”

Mas as mulheres com mais de 40 podem fazer o treino em casa? Resolvi experimentar o treino da plataforma Queima Diária. Como já faço academia, resolvi intercalar com os dias em que não vou treinar na academia. Mas o certo é fazer 6 vezes e descansar um dia. Outro ponto: por causa do joelho, que dói às vezes e trato com fortalecimento e alongamento, optei pela versão de treino mais moderada, sem dar os saltos.

O vídeo começa com um breve aquecimento. O treino Power HIIT é forte, deixa bem ofegante e trabalha vários grupos musculares, com ênfase nos agachamentos (glúteos e coxas) e abdome (pranchas e abdominais). Mas o forte é mesmo o aeróbico. São 45 segundos de exercícios com 15 segundos de descanso.

A maioria dos vídeos termina com o Método Tabata: um protocolo de treino intenso, com 20 segundos de treino e 10 segundos de descanso, durante 4 minutos. Eu termino pingando. Não me pesei para saber se perdi peso (só faço há duas semanas), mas percebo que estou com mais condicionamento e que as roupas estão entrando bem rsss.

Como o treino tem só 12 minutos, não dá nem tempo de desistir. A Carol apresenta os vídeos com duas alunas: uma mostra a opção mais moderada (que eu faço) e a outra, a opção mais forte. Para quem está parada, com preguiça de ir à academia, achei um bom método de colocar o corpo para suar. E tem ainda um bônus no site, com receitas fit e sucos detox.  A assinatura anual custa R$ 29,90/mês.

Bati um papo com a Carol, que tem 32 anos, sobre o Power HIIT. Veja o que ela disse:

Carol Borba tira dúvidas

Atitude40 – O programa Power Hiit é recomendado para mulheres com mais de 40 anos? Quais os cuidados para esta faixa etária?
Carol Borba – Sim! É super recomendado! A partir dessa idade as mulheres passam por muitas alterações hormonais que mexem muito com a aparência do corpo (aumenta a tendência para ganhar gordura na região do abdômen, aumento de celulite, cintura fica mais quadrada, etc.) O programa contribui com a perda de peso, perda de gordura localizada e mantendo o corpo feminino. Não existem cuidados específicos somente por conta da idade, mas se existir falta de condicionamento físico, ela vai adquirir resistência rapidamente.
Atitude40– O programa dura dois meses e tem 12 minutos por dia. Esta quantidade de exercício gera quais benefícios ?
Carol – Os exercícios combinados corretamente como são  e feitos na intensidade correta como a proposta, ajudam no emagrecimento, perda de gordura localizada e manutenção de massa magra.
Atitude40– O que a mulher com mais de 40 anos deve fazer em relação á alimentação?
Carol – Por conta da menopausa deve fazer uso de alimentos que aliviam os sintomas da mesma. E para obter resultados estéticos mais rapidamente, além de praticar o Power HIIT, deve tentar se alimentar de forma mais equilibrada.
Atitude40- E quem tem problemas de saúde mais comuns nesta faixa etária, pode fazer (pressão alta, osteoporose, diabetes etc)?
Carol – Deve fazer!! Os treinos podem melhorar diabetes, hipertensão e ajudar a reduzir a osteoporose.
Atitude40– Quais são os tipos de atividade física mais indicadas para mulheres +40? Por quê?
Carol – A partir dos 40 anos , nós mulheres sofremos com uma perda de massa óssea significante . Por conta disso, exercícios de fortalecimento muscular são essenciais para sustentar as articulações e evitar a perda de massa óssea.
Atitude40– O programa dura dois meses. O que deve ser feito depois?
Carol – Depois dos dois meses o desafio é continuar o programa mas usando a maneira mais intensa. Dentro dos vídeos eu sempre faço os treinos de maneira intensa, porém sempre temos uma pessoa fazendo uma opção de baixa intensidade. Ao iniciar novamente as aulas após os dois meses, o desafio será não usar a opção de baixa intensidade.
Atitude40– Quais as vantagens dos treinos intercalados de alta intensidade em relação a caminha na esteira, por exemplo?
Carol – Por conta de sua estatura e da intensidade alta, quando terminamos um treino desse ficamos queimando gordura ainda por 48 horas. Essa é a principal diferença  entre a caminhando e o Power HIIT.
Atitude40– Aquecimento e alongamento pós são necessários?
Carol – O aquecimento é muito importante para preparar o corpo para o esforço, por isso sempre deve ser feito antes da aula. Já o alongamento pós treino pode ajudar a relaxar os músculos mas não é tão necessário.
Recomendação importante: sempre procure um médico antes de começar qualquer atividade física. 
Fotos: Divulgação
por

  • “Aos 40 anos, é necessário se libertar dos maus hábitos”
  • Maquiagem para cabelo disfarça fios brancos
  • Silício ajuda no combate à queda de cabelo
  • Comente pelo facebook:

    Deixe um comentário

    Seja o Primeiro a Comentar!

    avatar
    wpDiscuz