19 de abril de 2017

Viagens Corporativas oferecem experiência e networking

Quando a crise aperta, viagem corporativa é um dos primeiros cortes que as empresas fazem para segurar custos. Só no ano passado, o setor teve queda de quase 9%, de acordo com dados da Alagev (Associação Latino-Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas).

 

 

Mas, o que parece economia empresarial, pode ser um tiro no pé no desenvolvimento de negócios, captação de clientes e, principalmente, relacionamento com a imprensa, blogueiros e formadores de opinião.

“Uma viagem corporativa oferece experiência”, conta Adriane Rocha, gerente de Relações Corporativas e Comunicação da Ford Brasil, montadora que tem investido no relacionamento com blogueiros e formadores de opinião, além do contato tradicional com a imprensa automotiva especializada.

Mas que tipo de experiência? Além de testar o carro em primeira mão, a “cereja do bolo” deste pacote, um lançamento automotivo oferece outros pontos de contato com a marca. E um um bom nível de facilidades, cuidados e até mimos.

Com a velocidade da informação no meio digital, além do maior número de lançamentos e eventos do setor automotivo (sem contar outros setores), a agenda dos jornalistas e blogueiros anda cheia. É difícil tirar gente das redações por muitos dias ( até porque as redações andam bem enxutas).

Com isso, os lançamentos de carro e eventos automotivos, que na década de 1990 chegavam a durar 4, 5 e até 7 dias, atualmente tendem a ser mais curtos – de 2 a 3 dias. Além das redações, os orçamentos também ficaram mas enxutos.

Passo a passo do lançamento

No geral, um lançamento automotivo começa com o convite ao jornalista ou blogueiro e a confirmação. Recebi o convite para o lançamento do Ford Ka Trail para conhecer o novo modelo da montadora no Guarujá, litoral de São Paulo.

Um evento automotivo sempre inclui um bom hotel. É difícil imaginar tirar os jornalistas das redações ou os blogueiros de seus trabalhos e casas para uma hospedagem “mediana”. Neste quesito, o evento do KA Trail foi certeiro: reservou dezenas de suítes de frente para o mar no luxuoso Hotel Jequitimar, no Guarujá.

 

 

 

 

 

 

 

Para oferecer a experiência ligada ao estilo do KA Trail, um compacto aventureiro urbano, a Ford criou uma experiência para os blogueiros e formadores de opinião: uma aula de bodyboard com a campeão Paola Simão na praia de Pernambuco, de frente par o hotel.

A ideia era oferecer uma ligação entre o produto (com tributos de aventura, maior altura do solo e pneus mais robustos, para superar obstáculos leve) e uma atividade lúdica, para encantar os formadores de opinião. Os blogueiros e influencers puderam curtir e pegar dicas com a esportista Paola. Seguindo o cronograma, coquetel, jantar e descanso.

O dia seguinte

O segundo dia de evento sempre começa cedo. No evento do Ka Trail, a apresentação técnica do produto contou com engenheiros, designers e executivos de marketing, que detalharam as inovações do produto, público-alvo, novos tecidos e revestimentos e e equipamentos desenvolvidos para o compacto. Além do preço (a partir de R$ 47.690) e de uma plataforma de varejo, que mostra até o valor da parcela que o cliente vai pagar no site da montadora.

Mas, e a cereja do bolo, o test drive? Afinal, é sempre interessante poder guiar carros que ainda não chegaram ao mercado. Além de divertido.

Nos eventos automotivos , em gerals, são 3 jornalistas por carro. Após o briefing do percurso, jornalistas e blogueiros podem pegar a estrada e revezar na direção de acordo com o Road Book que está em cada carro.

O trajeto do test drive do Ka Trail aproveitou as belezas e as curvas da estrada que liga o Guarujá à Balsa e Bertioga para testar potência do motor, dirigibilidade, frenagem e conforto.

Fim do teste, almoço com vista para o mar e a certeza de ter vivenciado uma experiência única, que vira post de blog, reportagem de site, postagem no Instagram e boas lembranças.

Fotos: Divulgação e Reprodução

por

  • Quarentão Gerard Butler é o novo garoto-propaganda da Ford
  • A mulher deve ser a melhor amiga da mulher!
  • Viajar sozinha: você pode ser sua melhor companhia…
  • Comente pelo facebook:

    Deixe um comentário

    Seja o Primeiro a Comentar!

    avatar
    wpDiscuz