23 de junho de 2016

Quem me conhece sabe o quanto gosto de carros! E quantas experiências já tive nesta área graças à profissão de jornalista!

Trabalhei em programa especializado automotivo, acompanhei lançamentos nacionais e internacionais, escrevi para revista de montadora, cobri corridas, fiz diversos test-drives, viajei muito e cruzei países ao volante.

Mas uma das poucas coisas que ainda me surpreende muito neste universo é entrar em uma linha de produção de veículos, para ver de perto como nasce um automóvel.

 

A Ford convidou cerca de 30 blogueiros e influenciadores digitais para conhecer a linha de montagem do New Fiesta, em São Bernardo do Campo (SP) – e não faltaram surpresas e boas imagens e histórias.

Se você não é metalúrgico ou funcionário de montadora, dificilmente vai ter a oportunidade de entrar em uma linha de produção. Filmar e fotografar, então,  é altamente proibido. Mas como fomos convidados, tivemos este privilégio!

Hora de colocar nossas botas especiais e pesadas, protetores auriculares e óculos de proteção para entrar na “Fantástica Fábrica de Automóveis”.

São quatro etapas para dar vida ao veículo: Estamparia, Body Shop, Pintura e Montagem Final. Por motivos de segurança e logística, os blogueiros visitaram 3 etapas – não entramos na Estamparia , onde as chapas de liga de aço são moldadas  em grandes prensas até atingirem a forma necessária.

Robôs soldam carroceria do New Fiesta

No Body Shop, as grandes peças moldadas são unidas para formar o “esqueleto” do carro, a carroceria. As peças maiores são encaixadas e soldadas por robôs gigantes. Parece coisa de ficção científica: braços robóticos se movendo em várias direções  e chuva de faíscas de solda para todos os lados. São mais de 100 robôs “trabalhando” nesta área.

Depois, as carrocerias passam pelo controle de qualidade e seguem por túneis suspensos para o prédio da Pintura.

Entrar na Pintura exige preparo e cuidados. Tivemos de vestir um macacão sobre a roupa, touca no cabelo, protetores auriculares e óculos de proteção.

Antes de entrar, passamos por uma câmara que assopra nossos corpos e tira qualquer sujeira ou fragmento. A montadora não quer nada que possa contaminar o ambiente e estragar minimamente a pintura perfeita dos carros.

Celular ali é proibido. Como nos postos de combustível, qualquer faísca pode gerar um incêndio (o ambiente é altamente inflamável). Uma aulinha rápida de como proceder em caso de sirene de incêndio (!) e lá vamos nós.

As carrocerias que vieram do Body Shop passam por diversos banhos de mergulho, para limpar óleos e resíduos. Além de receber cristais de fosfato, que mudam a cor da chapa de metal. O fosfato vai proteger o aço e fixar a tinta.

A carroceria segue então para a área de pintura, feita por braços-robôs que vaporizam a tinta sobre a lataria. Fica perfeito! Depois é aplicado um verniz de proteção e brilho e o futuro carro segue para o forno a 135º para fixar as camadas de tinta.

Funcionários checam se tudo está perfeito na pintura

A próxima etapa é na Montagem Final. A carroceria recebe o conjunto do motor e suspensão, painel, bancos, pára-brisa, rodas, carpetes etc. Ali o trabalho humano é fundamental para dar o acabamento perfeito.

No final da linha , um funcionário dá a primeira partida e leva o carro “recém-nascido” para a área de testes de qualidade. Depois, já está pronto para ir para as ruas. Na Ford trabalham 2.500 funcionários na produção por turno.

Um carro leva 45 horas para ficar pronto, ou seja, em menos de dois dias um modelo zerinho sai da fábrica para as concessionárias. Vale lembrar que todo este processo, de produção em linha na indústria automotiva, foi criado por Henry Ford, que concebeu sua primeira linha de montagem em 1913, para produzir o Modelo T.

Adorei a visita e aprendi muito sobre o “nascimento” dos carros.

Curta a página do Atitude40 no Facebook: www.facebook.com/Atitude40

Imagens: Divulgação

por

  • Jeans para quem tem 40 anos: cintura alta e “girlfriend”
  • Carro que estaciona sozinho deve agradar público feminino
  • Como são os bastidores de um lançamento automotivo?
  • Comente pelo facebook:

    Deixe um comentário

    2409 Comentários em "Como nascem os automóveis?"

    avatar
    wpDiscuz