7 de julho de 2015
Sem categoria
Chás e sucos que prometem manter a saúde na estação mais fria do ano; o gengibre é a estrela da temporada

Chá de gengibre: santo remédio!


O que eu mais gosto de tomar no inverno, além de um bom vinho? Um chá quentinho. 

Se estou gripada, faço um de casca de cebola (só a parte amarela), tomo com mel e deito embaixo do edredom, a melhor invenção da humanidade depois da roda e da internet.

Mas outras opções de chás também prometem fortalecer nosso 
organismo, para ficarmos mais resistentes às gripes e resfriados, tão comuns nesta época do ano. Recebi algumas sugestões da nutricionista Viviane Scheifer, da Clínica Faciall, nos Jardins, em São Paulo. 

A nutricionista Viviane Scheifer dá dicas para aumentar a imunidade no inverno



A ideia é fortalecer o sistema imunológico. “Uma boa imunidade nos protege contra ataques de vírus e bactérias.Todo este processo de regulação do sistema imunológico é dependente de nutrientes”, diz Viviane.

Qual a estratégia? Um suporte nutricional adequado para corrigir a inflamação e garantir a funcionalidade das mucosas, prevenindo doenças. Para fortalecer o corpo, três receitinhas de chás e uma de suco, para quem não curte muito a bebida quente. As “fórmulas” são anti-inflamatórios e antibióticos naturais. Mas atenção, em caso de febre ou piora, o médico deve ser procurado.

Vamos às receitas:

Chá de frutas vermelhas e gengibre


1 colher de sopa de gengibre
1 e 1/2 xícara de água
1/2 xícara de frutas vermelhas (framboesa, mirtilo, amora) 

Ferva a água com o gengibre. Depois que levantar ebulição, deixar ferver por 5 minutos. Após esfriar (opcional) bater no liquidificador com as frutas vermelhas. Pode ser tomado quente ou frio. O gengibre é um anti-inflamatório natural que protege o organismo de bactérias e fungos graças a uma substância chamada gingerol. As frutas vermelhas também são anti-inflamatórios naturais e fornecem uma dose extra de vitamina C.

Chá misto


1 colher de café de cravo
1 e 1/2 xícara de água
1 pau de canela
1 pedaço de gengibre
1 unidade de limão rosa
mel a gosto para adoçar

Ferva por 8 minutos o cravo, a canela e o gengibre. Coe. esprema o suco de limão e adoce com mel. A combinação cravo e canela é perfeita no inverno. A canela ajuda o sistema respiratório e aquece o organismo. Não deve sere usada por grávidas. O cravo tem propriedades antissépticas e analgésicas. O gengibre é um clássico. Limão, vitamina C. E mel, que só faz bem. 

Chá de cúrcuma e pimenta


1 colher de café de cúrcuma 
1 pitada de pimenta (ou um pedaço pequeno)
1 limão rosa
1 e 1/2 xícara de água
1 pau de canela
Mel a gosto

Ferva durante 8 minutos a canela. Coe. esprema o suco de limão. Acrescente a cúrcuma e a pimenta. Mel pra adoçar. Este é para os fortes! A pimenta é fonte e vitamina C e fortalece o sistema imunológico contra gripes e resfriados. Além de aquecer o corpo! A cúrcuma é um antibactericida natural. Mas deve ser evitada por grávidas pois pode ser um estimulante uterino.

Cúrcuma: tempero e remédio


Ah, não gosta de chá? Tem um suquinho novo super saudável…

Suco Imunomodulador

Goji Berry


50 ml de suco de uva integral e orgânico
1 xícara de mirtilo e amora congelados
5 morangos orgânicos picados
1 colher de sopa de goji berry
1 pedaço (10 cm) de yacon
Hortelã e gengibre a gosto
150 ml de água

Bata no liquidificador e beba gelado! Aqui, além do poder das berries (frutas vermelhas), destaque para a yacon, uma batata andina que equilibra a flora intestinal e gera benefícios ligados à imunidade. Dá um Google que vale a pena saber mais sobre este alimento…

Ou seja, inverno não é desculpa para adoecer. Basta prevenir, com boa alimentação, chazinhos benéficos e sucos cheios de vitamina.

Curta a página do Atitude40 no facebook: www.facebook.com/Atitude40

Chazinho é a melhor bebida de inverno


Fotos: Reprodução e divulgação 


por
Comente pelo facebook:

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz