16 de setembro de 2013
Sem categoria

Viagem: abertura do forno Noborigama é aula de história, arte e delicadeza

  
Atitude 40 de volta à Cunha para uma experiência única: acompanhar a abertura do forno Noborigama, um ritual milenar chinê/japonês para os amantes da cerâmica e das artes.

Em Cunha, terra de ateliês e ceramistas da melhor qualidade, pude ver de perto uma das quatro aberturas anuais do forno à lenha, a Abertura da Primavera no ateliê Suenaga & Jardineiro.


São quatro câmaras, abertas a cada duas horas (10 hs, 12 hs, 14 hs e 16 hs). O forno é fechado com tijolos e um caminhão de eucalipto é queimado na fornalha durante dias, para que as peças de cerâmica do interior de cada câmara queimem a uma temperatura de 1400 graus (!!!). 


Como eles sabem que chegou a esta temperatura? Por meio de tecnologia! Os ateliês mais modernos utilizam cones pirométricos que “derretem” conforme a temperatura vai subindo. 


O dia da abertura é uma festa, com comes e bebes e convidados que querem presenciar o resultado de meses de trabalho.


No ateliê Suenaga & Jardineiro, além da abertura, acontece uma verdadeira aula de história. 


Gilberto Jardineiro mostra a origem do forno Noborigama, há mais de mil anos na China, e a evolução dos formatos – até chegar ao forno como é usado atualmente no Japão e no resto do mundo.


Para garantir um bom resultado, uma oferenda é colocada perto do forno, para os “deuses da cerâmica” darem uma força! Sempre tem arroz e algo “vivo” (uma planta)!


O resultado é imprevisível, já que os elementos da natureza se fundem para transformar terra (argila) em arte. Fogo e ar fazem seu trabalho dentro das câmaras do Noborigama.

A ceramista Suenaga dá o toque artístico, com leves pinceladas japonesas no vaso esmaltado….


… que depois de queimado no forno, sai assim, lindo e artístico.


A próxima abertura acontece non dia 16 de novembro. Não precisa fazer inscrição, nem pagar. Passeio imperdível para quem gosta de arte. 

Serviço: www.ateliesj.com.br   

Curta a página do Atitude 40 no Facebook: www.facebook.com/Atitude40 

Fotos: Andrea Martins



por
Comente pelo facebook:

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz