4 de setembro de 2013
Sem categoria


Cidade Maravilhosa e culta: confira as dicas de três passeios imperdíveis muito além da praia… 



Ir ao Rio sempre é um prazer. Pela praia, paisagem, choppinho ou alegria dos cariocas, sempre vale a pena ficar um final de semana ou a vida toda na Cidade Maravilhosa.

Como o Rio é a “bola da vez”, segundo o New York Times – a cidade foi eleita o melhor destino de 2013 “porque todo mundo vai estar lá em 2014” -, decidi passar um final de semana na cidade e fazer uns programinhas culturais. É, o Rio também é cultura!

Seguem três dicas de programinhas bacanas e baratos para absorver a “cultura” carioca da gema:

MAR 


O Museu de Arte do Rio, o MAR, leva o sugestivo nome que remete à praia. Mas vale a pena deixar de lado as areias de Ipanema por algumas horas para conhecer o novo espaço na Praça Mauá, no Centro. 



O passeio começa já do lado de fora, ao observar a arquitetura que une o prédio novo, com teto em forma de onda, ao palacete Dom João VI, de 1916. 

Obra “Morrinhos” reproduz uma favela 

O museu faz parte da revitalização da Zona Portuária e foi inaugurado em março. Pouca gente ainda conhece. Vá de metrô. A dica é pegar uma visita monitorada, para conseguir entender o arranjo dos espaços e a curadoria. 11 da manhã sai uma visita. Dá pra ver o MAR e depois correr pra praia. Ou ir para a próxima dica. ali no Centro… 

Confeitaria Colombo 


Famoso ponto turístico, imperdível para quem não conhece. Fundada em 1894, na Rua Gonçalves Dias, a centenária confeitaria é um espetáculo para o Instragram. 


Espelhos belgas, mobiliário em jacarandá e bancadas em mármore italiano, no melhor estilo belle époque, recebem o visitante. Dizem que os quitutes e doces já não são os mesmos. Discordo. Peça uma torta mil folhas, um cappuccino e delicie-se no espaço que já recebeu a Rainha Elizabeth. De lembrança, uma caixa de biscoito Leques promete impressionar…


Jardim Botânico


Criado em 1808 por D. João, o lugar é um passeio imperdível para relaxar e curtir um dia de sol. As palmeiras imperiais do rei ainda estão lá, assim como fontes e esculturas suntuosas. 


Pegue um mapa na entrada e perca-se pelas aleias do jardim. Rolam umas exposições bem legais. Consegui ver Gênesis, do fotógrafo Sebastião Salgado (que chega a São Paulo dia 05 de setembro, no Sesc Belenzinho. Imperdível). No mesmo passeio dá pra visitar o Espaço Tom Jobim, ao lado, com exposição permanente sobre a obra do artista. 

Para descansar da caminhada, sente-se no Espaço e fique ouvindo as músicas do mestre ou vendo o DVD de apresentações do artista. Mais Rio, Impossível…

Serviço:
MAR –
Praça Mauá, 5 – Centro
www.museudeartedorio.org.br

Confeitaria Colombo – 
Rua Gonçalves Dias, 32 – Centro
www.confeitariacolombo.com.br

Jardim Botânico 
Rua Jardim Botânico, 1008 – Jardim Botânico
www.jbrj.gov.br

Curta a página do Atitude 40 no Facebook: www.facebook.com/Atitude40

Fotos: Reprodução

por
Comente pelo facebook:

Deixe um comentário

2080 Comentários em "Rio também é cultura!"

avatar
wpDiscuz