7 de março de 2013
Sem categoria
Quem passou dos 40 pode ter o leve incômodo de precisar usar óculos para “vista cansada”. É aquela história de afastar o livro para ler até o braço ficar curto…

Eu mesma, depois de ter operado a miopia há doze anos, reativei minha versão “quatro olhos” no ano passado, principalmente pra dirigir à noite.
Os óculos, que no passado podiam incomodar ou até envelhecer, tornaram-se acessórios da moda, que impõe personalidade e dão um estilo mais cool. O ideal é escolher uma armação que caia bem no formato do rosto.

Com a grande variedade de opções é importante pensar em um modelo que combine com a face, tanto na frente quanto na lateral. 

Muitas vezes um detalhe pode fazer a diferença, como a altura da sobrancelha – que deve estar sempre aparente; a tonalidade da pele e o formato dos olhos. O nariz, por exemplo, é o responsável por equilibrar a armação, que, por isso, deve ser confortável.

Rosto X óculos 

Para quem tem o rosto redondo ou quadrado a dica é optar por formatos de óculos de se opõem ao formato da face. 

Para o rosto quadrado, o ideal é armação redonda ou oval.

Óculos para rosto quadrado 

Rosto redondo pede armação quadrada ou retangular.

Óculos para rosto redondo

Para aquelas que têm o rosto triangular, os óculos devem ter armações com a parte de baixo ovalada ou estilo aviador. 


Modelos de óculos para  rosto triangular

A sorte fica com quem tem o rosto oval, que combina com a maioria das armações existentes.
Óculos feminino Alexander McQueen

Dicas de especialista para as mulheres de 40

Paulo De Laurentis, especialista na área da Bless Optical, dá algumas dicas para as mulheres de 40 anos escolherem os melhores óculos.

Atitude 40 – Que tipo de armação uma mulher que passou dos 40 deve escolher?

Paulo De Laurentis – Partimos do pressuposto que hoje uma mulher que passou dos 40 anos está bem diferente das mesmas de décadas passadas. Hoje elas estão bem mais joviais do que nunca. Claro que uma mulher que passou dos 40 não está muito preocupada com o que as pessoas vão achar com relação ao estilo de seus óculos, elas já passaram dessa fase. Sendo assim, sempre que recebemos este perfil de clientes, procuramos mostrar peças que sejam de design arrojado, cores mais marcantes e peças com exclusividade, que é um dos pontos que elas mais procuram, até porque são mulheres que querem ficar com um visual diferente e único e seu poder aquisitivo permite.

Atitude 40 – Armações coloridas ficam bem em pessoas mais maduras?

Laurentis– Sem dúvida, sim. Sem exageros, é claro! Conseguimo compor um visual muito bonito com armações coloridas e compô-las harmonizando com as cores de cabelo e pele dessas mulheres mais maduras e estilosas.

Atitude 40 –  A onda de armações vintage (com cara do tempo do vovô) caem bem para que tipo de rosto e perfil de consumidor?

Laurentis– As armações vintage em acetato são desenhadas em vários modelos, os quais sendo bem escolhidos servem para todo o tipo de rosto. Porém, a questão é que as vintage são um tipo de trabalho bem particular – até porque são armações mais escuras e com bastante material, independente do formato. Daí, quem vai usar tem que gostar de óculos, vê-lo mesmo como um acessório e se posicionar como uma pessoa que gosta de ser conceitual.
No caso da armação vintage em metal, vale o mesmo conceito com relação aos diferentes tipos de design. Sendo assim, mais uma vez bem escolhido, o desenho da armação combinado ao formato do rosto fica perfeito. Porém, no metal, o que dá o toque vintage é o desenho mais rebuscado e não o peso aparente do material.

Atitude 40 –  Quais são os materiais, cores e formatos da moda?

Laurentis – Hoje o mercado óptico está muito avançado com relação a materiais. Consegue-se desenhar modelos mais tradicionais em matérias ultra modernas e, assim, criar uma mistura de identidade muito interessante. Por exemplo: hoje existem armações construídas em chapas finas de aço inox, com um desenho dos anos 50. Fica um trabalho lindo. Falando em moda, o material que continua em voga é o bom e lindo acetato. Vem uma onda agora de acetatos bem coloridos, todos em cores únicas como no coral, azul-marinho, laranja, amarelo, verde-exército, vermelho, todos em tons leitosos, não translúcidos, sem esquecer das chapas multicoloridas. Com respeito ao formato, o que está causando mesmo são os tamanhos grandes, estes estão caindo no gosto das mulheres.

Serviço: www.blessoptical.com.br
Fotos: Divulgação

Curtam a página do Atitude40 no Facebook: www.facebook.com/Atitude40

por
Comente pelo facebook:

Deixe um comentário

2103 Comentários em "Conheça os óculos certos para cada formato de rosto e idade"

avatar
wpDiscuz