19 de fevereiro de 2013
Sem categoria

Quando passamos dos 40, temos a impressão de que já vimos, lemos, ouvimos, sabemos, fizemos de tudo.

Aí, tudo fica chato e rotineiro. Bobagem! 

Cada dia que passa, tenho mais certeza de que ainda tenho tanto coisa nova a fazer que decidi tomar uma uniciativa: uma vez por mês vou fazer algo inédito. Em qualquer área, mas tem que ser totalmente novo.  

Comecei em janeiro: pela primeira vez comprei e fiz lula em casa.

Eu adoro lula nas mais variadas receitas e não tinha nenhum motivo pra não cozinhar o molusco em casa. Pura preguiça. Ou medo de dar errado! Novamente bobagem! 

O mais bacana de fazer algo inédito é que precisamos nos “preparar” para aquilo. Seja pesquisando, pegando informações com conhecidos ou parentes, xeretando mesmo.


Para fazer minha Lula ao Vinho (receita no fim do post*), precisei pegar as instruções com minha mãe por telefone (para aqueles que estão devendo uma chamada pra “velha”, olha aí um bom motivo pra ligar). 

Depois, fui ao Ceagesp no domingo de manhã (por volta do meio-dia) escolher a lula fresquinha para o almoço. No entreposto acabei comprando, também pela primeira vez, uma caixa de mangostim, uma fruta “nova” que é tipo uma lichia mais carnuda. Ou seja, quando você se dispõe a fazer algo novo, outras possibilidades vão se abrindo…

O lula ficou uma delícia, acompanhada de arroz fresquinho e batata palha, com mangostim geladinho de sobremesa.

Já em fevereiro, a novidade veio do esporte: fui assistir a uma partida de tênis! Com ninguém menos do que o super astro espanhol Rafael Nadal, disputando o Brasil Open. Admito que não conheço bem as regras do tênis, mas meu filho conhece e “tentou” me explicar durante o jogo. O que parecia monótono no começo, com as cabecinhas indo e vindo atrás da bolinha, foi se revelando um esporte fantástico, com jogadas espetaculares que misturavam ora força, ora sutileza.    

Rafael Nadal saca a 203 km/h


Nadal, claro, venceu! E eu ganhei uma nova experiência pra minha listinha de sugestões para os próximos meses, que vou publicar no próximo post…

Curta a página do Atitude 40 no Facebook: www.facebook.com/Atitude40

Fotos: Andrea Martins e divulgação

*Lula ao vinho:

Ingredientes
-1 kg de lula (compre limpa, pelo amor de Deus) cortada em anéis.
-cebola  e alho para refogar no azeite (tudo a gosto)
-vinho tinto seco (tipo um copo. Dica: compre sempre um vinho médio-bom pra tomar o resto da garrafa com a lula pronta)
-tomate pelado (uma lata do italiano)
-pimenta do reino, sal e outros temperinhos a gosto (Eu gosto de botar um pouquinho de pimenta calabresa de pacotinho, bem pouco por arde muito).

Modo facílimo de fazer:
– refogue a cebola e o alho no azeite, refogue os anéis de lular, pingue água quente e deixe cozinhar ligeiramente para ficar macia (por isso é bom comprar lulas novinhas e menores, são mais macias), em fogo médio.
Coloque os temperinhos, o vinho tinto e deixe cozinhar mais um pouco. Coloque os tomates pelados da lata, dê uma desmanchada neles, coloque sal e deixe apurar o molhinho em fogo baixinho. Experimente e coloque mais sal ou pimenta se necessário. Está pronta.

por
Comente pelo facebook:

Deixe um comentário

1306 Comentários em "Que tal fazer algo novo todo mês?"

avatar
wpDiscuz