3 de dezembro de 2012
Sem categoria

“O Brasil não é um país sério”. A frase atribuída ao presidente francês Charles de Gaulle surgiu em uma crise política entre Brasil e França, nos anos 60. 

Mas cairia como uma luva em 2012, caso o irritadiço de Gaulle tivesse provado os macarons que são vendidos no Brasil.
 
O doce francês virou moda por aqui e não tem padaria-vip ou doceria chique que não tenha se “especializado” em servir a iguaria.

Até as noivas, ávidas por impressionar aquela tia rica de nariz empinado, resolveram trocar o delicioso e corretíssimo bem-casado pela iguaria francesa como lembrancinha de casamento.

Comi alguns macarons em estabelecimentos paulistanos e não entendia porque aquele doce seco e farinhento era considerado uma delícia…

Até experimentar um VERDADEIRO macaron francês.

Só vai perceber a diferença quem já tentou comer feijoada ou pão de queijo fora do Brasil. É muito diferente.

Comi os verdadeiros macarons, pela primeira vez,  na loja Pelé, em Cannes. Fiquei maravilhada com a textura e a cremosidade do recheio. A massa, crocante por fora e macia por dentro, envolve um recheio suave e sem tanto açúcar.

Vitrine da Loja Pelé, em Cannes

A loja, que leva o sobrenome do dono (que não é parente do rei do futebol), é muito procurada por oferecer, além das versões doces, os macarons salgados.

O chef Jean-Luc Pelé oferece sabores inusitados, como o macaron de foie gras com cebola (uma delícia, juro!), jasmin, figo, azeitona preta ou maracujá com manjericão. 

Os clássicos chocolate e baunilha também estão lá e valem ser conferidos numa viagem à Riviera Francesa. Custam, em média, 1,50 euro.

O jornal Meio&Mensagem fez uma reportagem sobre os macarrons salgados e outras delícias gastonômicas que pode ser conferida no Youtube.


Macarons Ladurée  


Outra grata surpresa são os macarons franceses Ladurée, já vendidos no Brasil a preço de trufa negra (R$ 9 cada docinho).

A loja no shopping JK oferece as iguarias em caixinhas lindas e delicadas. E vale cada centavo em uma tarde chuvosa, com um chá ou café e sem pensar em dieta…

Ganhei a caixinha e me deliciei no meio da tarde


Curta a página do Atitude 40 no Facebook: www.facebook.com/Atitude40

Fotos: Reprodução e Andrea Martins     

por
Comente pelo facebook:

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz