30 de novembro de 2012
Sem categoria
Os motivos do stress variam aos 20, 30 ou 40 anos


Perder o emprego após os 50 anos aumenta o risco de uma pessoa sofrer um infarto. O desemprego estressa tanto o sujeito que ele pode, simplesmente, morrer do coração – seja de desgosto, tristeza ou raiva mesmo do patrão.

E se a experiência do desemprego se repetir é pior ainda: o risco de bater as botas é de 22 % na primeira demissão e chega a 63%, quando a pessoa já levou bilhete azul (termo de RH muuuuito antigo) quatro ou mais vezes. Neste caso, se iguala às chances de um fumante, sem um mísero cigarrinho na boca…

Lendo a notícia, que foi publicada no periódico Archives of Internal Medicine (e reproduzida em jornais e sites brasileiros), fiquei pensando no que estressa as pessoas/mulheres nas várias fases da vida.

Stress aos 20


Com a vida toda pela frente, basicamente o estresse aos 20 anos se resume a: ir pra balada; tomar Engov antes de encher a cara; não engravidar; usar camisinha; entrar na faculdade; se formar na faculdade; até arranjar um emprego…

Stress aos 30


Aos 30, surge a primeira crise (em geral, nas mulheres). Motivos de stress? Arranjar alguém pra casar; casar; organizar o casamento; ir pra balada somente três vezes na semana; tomar dois Engovs; ter um salário decente; ter um cargo médio (ser, pelo menos, gerente); filtro solar….

Stress aos 40


Nesta fase, as opiniões se dividem: ou você já estressou tudo o que deveria e resolveu relaxar, ou bate aquele sentimento de urgência que tende a enlouquecer algumas pessoas. Nesta idade, os motivos de estress dos 30 podem se agravar – afinal tem gente que não casou, não tem um salário decente e, muito menos, um cargo médio. Ter filho vira obsessão para algumas mulheres. Homens podem começar a se preocupar com o cabelo (ou perda dele), com o desempenho do dito cujo (ou perda dele) e cremes para a área dos olhos…Rugas estressam! ganho de peso também!

Motivos de estress não faltam em todas as idades. Depois do 50, como vimos, tem gente que morre porque perde o emprego. Sem contar as crianças nervosas com tanta atividade e excesso de informação, tadinhas. 

O estresse, que nos foi dado pela natureza para proteger o homem primitivo dos ataques e riscos da vida selvagem, se voltou contra o ser humano moderno, que não precisa estar sempre alerta para comprar comida no supermercado ou ver TV no sofá. 

O jeito mesmo é procurar relaxar, buscar uma válvula e aceitar o fato de que somos eternos insatisfeitos….

por
Comente pelo facebook:

Deixe um comentário

1526 Comentários em "O que mais te estressa?"

avatar
wpDiscuz