7 de agosto de 2012
Sem categoria

Muitas mulheres se assustam quando ouvem pela primeira vez:

“A senhora vai pagar com cartão ou dinheiro?”

“A senhora aceita água ou café?”

“A senhora vai levar a bolsa preta ou azul?”

Geralmente em tom de pergunta, a frase precedida pela abominável expressão “a senhora” parte de vendedores, garçons ou frentistas que, ingenuamente, acreditam estar sendo educados e polidos no trato feminino, como manda o patrão.

Eu mesma me assustei da primeira vez em que fui chamada pelo termo. Devia estar na casa dos 30 e poucos anos e achei um abuso do rapaz do supermercado. “Onde já se viu este fedelho me chamando de senhora. Eu tão jovem, malhada, gata, garota. Hunft…”

Ultimamnente, na casa dos “enta”, ainda sinto um pequeno desagrado ao ouvir palavra tão carregada de significados. Meio paranóica, volta e meia me pego divagando sobre assuntos como cabelos brancos ou pés-de-galinha.

“Será que preciso retocar a raiz?” Ou: “Devo sorrir com os olhos abertos para o caixa para não formar rugas nos cantos dos olhos e não ser chamada de senhora?” Tais pensamentos só servem para atrasar a fila do supermercado, pois me perco nas divagações e me enrolo toda para achar a carteira e decidir se pago em dinheiro, débito ou crédito.

Pior mesmo é quando o senhora vem de alguma vendedora novinha, mas novinha mesmo, que faz meio de propósito  (será?) ou sem noção. Já deixei de comprar em algumas lojas por causa disso – velha mania de pegar birra das coisas meio sem motivo, admito!

Aqui vai um recado para vendedores, garçons, caixas de supermercado e frentistas (e todas as outras profissões que lidam diretamente com o público): evitem chamar as mulheres com menos de 70 anos de senhora. Sejam criativos, polêmicos, até mal-educados, mas garantam suas comissões nas vendas, gorjetas e sorrisos abertos.

Querem sugestões?

– “Ô dona”

– “Freguesa”

– “Minha linda” (muito usada pelos simpáticos nordestinos).

– “Menina” (meio falso, mas e daí?)

– (O bom é velho) “Você”!

E por aí vai!

Mas agradável mesmo é na França. Lá todo mundo te chama de madame…

Vai dizer que não é chique?



Retrato da Madame de Pompadour



por
Comente pelo facebook:

Deixe um comentário

1551 Comentários em "Não me chamem de senhora!"

avatar
wpDiscuz