29 de março de 2012
Sem categoria

Duas notícias nas redes sociais me chamaram atenção esta semana, as duas ligadas à maneira de repensar a nossa forma de consumo: a chegada do brechó online Videdressing ao Brasil e
a Feira de Trocas do Cineclube Crisantempo.

Uma história não tem nada a ver com a outra, mas as duas acenam para um caminho único: nós, consumidores, precisamos comprar com mais parcimônia para o bem do planeta e futuras gerações.

Quem não está com o armário atulhado de roupas e sapatos, mas mesmo assim não pensa duas vezes antes de comprar uma blusa nova ou o sapato preto da último coleção praticamente igual aos outros 10 pares que já estão na sapateira?

Pra abrir espaço no armário, reciclar o closet e ainda ganhar um dinheirinho sem sair de casa, foi lançado por aqui o site www.videdressing.com.br . O termo Videdressing é novo na França. Apareceu em 2008 para dar nome à prática de desatulhar o closet. Vider em francês significa esvaziar. Dressing é a outra palavra inglesa para closet.    

Reprodução

Na Europa, as elegantes francesas já compram e vendem roupas usadas neste tipo plataforma, que oferece produtos de grife com preços bem simpáticos (até 90% abaixo dos preços nas lojas) e ainda reciclando moda, sem gastar mais matéria-prima para produzir uma peça nova. E tem roupa pra toda família: mulher, homem e criança.

Sei que tem gente que tem nojinho de coisa usada ou acha que é de gente morta, mas tem acessórios, bolsas, lenços para os mais nojentinhos…Sempre lembrando que vale lavar bem a peça antes de usar, né?

O site é intermediário do negócio. Quem quer se desfazer de roupas ou acessórios que já não usa, mas que permanecem em bom estado, não precisa mais se deslocar a brechós físicos (que costumam ficar com metade do valor da peça), para vendê-los. Pode usar o site. Todas as marcas são aceitas, só não valem produtos piratas.

Tem marcas descoladas como Chanel, Louboutin, Armani, Yves Saint Laurent, Dior e Dolce & Gabbana. E de redes como Zara e H&M.

Para vender alguma peça é preciso estar cadastrado noVidedressing e publicar a imagem do produto junto com todas as informações:marca, estado, manequim, medidas, preço de origem e preço solicitado. Assim que a peça é vendida e que o comprador a recebe e aprova, o dono recebe 80% do valor. O site só retém 20% de comissão. 

Eu achei bacana e vou me cadastrar e vender umas peças que tenho em casa, que não uso mais ou não me servem (ódio rss).

Já a Feira da Troca do Cineclube Crisantempo acontece no próximo domingo, 1 de Abril, das 14h às 17 horas, na Rua Fidalga 521 – Vila Madalena.

O objetivo é “promover um espaço de reflexão sobre o consumo, trocar diversos tipos de objetos, saberes e sabores”. Vale levar livros, roupas, Cds, Dvds, aparelhos eletrônicos, brinquedos, objetos de decoração, tudo em bom estado. Alimentos saudáveis e plantas são bem-vindos. Serviços e saberes também podem ser trocados e divulgados ! E ainda rola um lanche compartilhado: é só levar algum alimento saboroso e dividir com todos.

Tá reclamando da mesmice dos domingos ou que os amigos estão ocupados pra sair?
Desliga a TV, levanta da cadeira e vai pra lá praticar o desapego. Quem sabe não rola um amigo novo, um amor novo ou uma plantinha nova para a sua varanda?

Bjos da Chabuca.

por
Comente pelo facebook:

Deixe um comentário

1650 Comentários em "Pratique o desapego: o planeta agradece!"

avatar
wpDiscuz